quarta-feira, 9 de março de 2011

O Diário de um Banana

Jeff Kinney

Nesta ótima obra, Jeff nos conduz a vida de um garoto chamado Greg Heffley, de apenas onze anos, tendo de enfrentar os desafios que a maioria das pessoas já passou no ensino fundamental. Além dos desafios da escola, ele tem que conviver com sua própria família, que cá entre nós, passa um pouco longe de ser “ideal”.

Para resolver seus problemas, ele começa a inventar vários esquemas junto com seu melhor amigo Rowley Jefferson, e em quase todas às vezes acabam mal.

Nessa atmosfera se desenrolam várias trapalhadas por parte de Greg e Rowley, com um enredo um tanto simples, ótimo para quem quer ler algo apenas para entreter o tempo livre.

Greg é um personagem muito bem feito por Jeff, ele consegue dar comentários ácidos a quase todas as páginas e retrata bem os esquemas engenhosos e trapalhadas nas quais o jovem se mete de forma um tanto “complicada”, e ainda assim demonstra certa inocência típica de um garoto de 11 anos que apenas está começando a desvendar as coisas da vida.

Mas, como eu já disse, o enredo que compõe o livro é simples, então não espere algo muito profundo e reflexivo na história que compõe a obra ou desafios dignos de gente grande na vida de Greg, pois estes muitas das vezes podem parecer simples ou um tanto infantis para aqueles que convivem no “mundo dos adultos”. Afinal, ele só tem 11 anos.

Assim, Diário de um Banana é um livro focado apenas no entretenimento e comédia, ótimo para pessoas que ainda não tem o hábito de ler – sendo um belo livro para se dar de presente, por exemplo ­-, ou para aqueles leitores que apenas querem relaxar um pouco depois de um duro dia de trabalho.

É o tipo de livro que faz você viajar alguns anos atrás no tempo, quando a vida era bem mais simples que agora, mas que muitos de nós considerávamos a pior fase possível na época: o ensino fundamental.

Um comentário:

  1. Parece ser uma leitura interessante para os alunos dos anos finais, não é mesmo?
    Só falta a editora...

    ResponderExcluir