quinta-feira, 10 de março de 2011

Murugawa: mitos, contos e fábulas do povo Maraguá

O livro é composto por mitos, contos e fábulas, com as crenças e os ensinamentos do povo Maraguá. Com muita imaginação e criatividade, o autor transpõe da linguagem oral para a escrita as tradições e crendices de seu povo, que se assemelha a de muitas nações indígenas brasileiras, com alguns personagens já conhecidos: o boto, Mboi tatá, Curupira, mãe da mata, criaturas importantes, que não poderiam faltar em relato de autoria indígena. E aqui com o grande diferencial de aparecerem no seu habitat natural, narrado por um nativo.

Na obra, o autor adota o nome de sua família indígena ressaltando sua origem, o que significaria uma valorização de sua cultura que é mais do que uma auto-afirmação, não só para ele, mas também para as crianças indígenas/não indígenas brasileiras. É um grande passo em direção a um futuro melhor, com cidadãos conscientes da diversidade e riqueza cultural de nosso país.

O livro é enriquecido pelas belas ilustrações que retratam a natureza, envolvendo ainda mais o leitor na leitura. Recomendo a leitura pois além de ser envolvente valoriza as obras dos nosso indígenas, consequentemente sua cultura e suas vivências.

2 comentários:

  1. Dani,
    seria interessante você acrescentar o nome do autor e a editora.
    Bjs
    Angelita

    ResponderExcluir
  2. O livro é interessante, principalmento para trabalhar com o 7º ano em que o conteúdo (1º bimestre) é justamente esse.
    Valeu a dica.
    bjos
    Vilma

    ResponderExcluir